Dando asas à informação

Dupla de inventores cria sensor que pode dizer o que seu cão está se sentindo

tailtalk2

Você quer saber se seu cão está feliz ou ansioso? Os fundadores da empresa de tecnologia “DogStar Life” podem te ajudar.

Eles criaram um dispositivo para ser colocado na cauda do animal, chamado “TailTalk”, que supostamente traduz com precisão as emoções do bichinho através da análise dos seus movimentos.

“A cauda é a interface social do cão, como um sorriso para os seres humanos”, lê-se na página da campanha para financiamento do TailTalk, no site Indiegogo. “Compreender a cauda significa entender o cão”.

A empresa quer coletar US$ 100.000 através de financiamento coletivo, a fim de melhorar seu produto e se preparar para fabricação em massa.

Emoções

O dispositivo é um sensor leve colocado na cauda de um cão para capturar padrões de movimento durante todo o dia. “Basicamente combina um acelerômetro e um giroscópio”, disse o cofundador Mark Karp. “A ideia é capitalizar sobre toda a pesquisa que tem sido feita nos últimos dois a três anos sobre o que significa cada movimento da cauda, e traduzir isso em emoção”.

tailtalk

TailTalk é mais útil para os proprietários entenderem o que acontece com seus animais de estimação quando eles ficam sozinhos. O dispositivo se conecta a um aplicativo de smartphone que fornece informações em tempo real sobre como o cão está se sentindo.

“Nosso algoritmo traduz em emoções o que o cachorro está expressando, e os pais do animal de estimação podem ver o diário emocional do seu cão durante todo o dia”, afirma Mark.

Uma pontuação de felicidade e um gráfico emocional ajudam a interpretar as mudanças de humor.

Cuidar melhor

Os fabricantes aparentemente consultaram professores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell nos estágios iniciais de design de produto.

Eles aprenderam que a cauda abanando poderia revelar muito mais sobre os cães do que pensavam. Por exemplo, abanar para a esquerda indica sentimentos negativos como medo, agressão ou ansiedade, e para a direita poderia significar sentimentos positivos de felicidade, excitação ou satisfação.

A dupla também passou muito tempo conversando com donos de cães, e a maioria parecia preocupada com a saúde e felicidade de seus animais.

De acordo com o cofundador Yannis Tsampalis, o TailTalk se destina a capacitar os pais do animal de estimação, não fazê-los se sentir culpados. “Se você sabe que seu cão está infeliz durante o dia, é provavelmente no melhor interesse de ambos que você arrume um passeador de cães, por exemplo”, explica. “Nós achamos que os donos de animais são maravilhosos, mas se tiverem mais dados, provavelmente tomarão melhores decisões e criarão um vínculo mais forte com seu cão”.

Mark e Yannis já conseguiram arrecadar uma parte da renda necessária, e se o financiamento der certo, no próximo maio os primeiros clientes já receberão seu dispositivo. As vendas no varejo devem começar daqui um ano, em outubro de 2016. [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *