Dando asas à informação

Economia verde: 10 dispositivos bizarros e incríveis para reutilizar água

Algumas ideias são tão boas e úteis que ninguém sabe por que não foram postas em prática ainda. Esse é o caso de alguns dos dispositivos dessa lista, com o potencial de facilitar nossa vida e ajudar o meio ambiente. Confira:

1 – Privada-máquina de lavar

Moradores de apartamentos pequenos poderiam gostar dessa ideia: uma máquina de lavar roupa dentro do banheiro. É um conceito sustentável para um dispositivo de diminuição do consumo de água, que reutiliza água desperdiçada quando lavamos roupas no vaso sanitário mais tarde (e graças a Deus, não ao mesmo tempo).

2 – Guarda-chuva potável

Engenhosidade resume o conceito do designer Andrew Leinonen. “Filterbrella” é um guarda-chuva inovador e amigo do meio-ambiente, que tem uma cobertura de plástico e um filtro de carvão em seu cabo oco. O cabo oco recebe a água da chuva, que é purificada pelo carvão ativado. Esta água flui em uma garrafa ligada ao punho do Filterbrella, “fabricando” água pura para beber enquanto você está caminhando. Embora ainda seja um conceito, tem tudo para entrar em produção comercial no futuro próximo.

3 – Pia reutilizadora

Com a maioria das nações enfrentando crises da água, a reciclagem de água usada torna-se um ponto importante na busca por tecnologias verdes. Hughie of Australia inventou uma pia de cozinha inovadora que armazena resíduos de água que iriam para o esgoto. A pia de cozinha removível poupa 80% da “água cinza”, que pode ser usada para regar as plantas do seu jardim ou lavar o carro, por exemplo.

4 – Máquina de lavar-chuveiro

Essa é uma máquina de lavar combinada com chuveiro. “Washit” permite que os usuários molhem suas roupas enquanto estão entrando no chuveiro, com um sistema de bomba única que usa o próprio chuveiro para dar a suas roupas seu primeiro enxague. Se isso soa um pouco anti-higiênico, não é, afinal, esse é apenas o primeiro ciclo de lavagem do dispositivo. Ahmet Burak Aktas, um dos quatro criadores do projeto, espera que o sistema reduza os 150 litros de água utilizados para um banho de 15 minutos e os 38 litros usados em um típico ciclo de lavagem.

5 – Mictório com torneira

Essa ideia é simples: combinar os dois itens do banheiro masculino que usam água para economizá-la. Kim Yeongwoo projetou com esse “combo” com a maior simplicidade estética: a água da pia é reciclada para a descarga do vaso sanitário. Um vidro opaco fosco esconde a função secundária. O resultado é um sistema de reutilização de água que exige menos tubulação, poupa espaço e água.

6 – Banheiro selvagem

Essa ducha é um conceito chamado Phyto-Purification Bathroom. Usando um sistema natural como principal filtragem, esta mistura de design moderno e natureza é um mini ecossistema capaz de reciclar e regenerar a água. Um sistema hidráulico de águas residuais é canalizado através de uma coleção de plantas, iniciando o processo de fito-purificação. Cada parte da planta desempenha um papel crucial na limpeza da água – a areia proporciona a limpeza inicial bruta, e, conforme a água passa através das raízes, os metais pesados e bactérias são removidas. Um conceito engenhoso que não só ajuda na conservação da água, mas também produz oxigênio adicional. A ideia foi desenvolvida pelos designers Jun Yasamoto, Le Alban Henry, Olivier Pigasse e Vandenbrouck Vincent.

7 – Vaso duplo

O conceito “Keep2Green” de Paul Gribincea é bastante simples: o sistema faz pleno uso do espaço e da água com o plantio de algumas gramíneas sob o pote pendurado. Feito principalmente de metal, Keep2Green é pesado o suficiente para resistir a ventos moderados e prende firmemente o vaso de flores no ar.

8 – Pia natural

Esta pia amiga do meio ambiente utiliza a água desperdiçada para molhar um pequeno jardim ou planta.

9 – Banho verde

Esta ideia é para aquelas pessoas que precisam se sentar em um banquinho enquanto tomam banho (ou que queiram). As lacunas nesse banco inovador conduzem a água para jarros de armazenamento que reutilizam a água. Mais tarde, ela pode ser reciclada para regar plantas, dentre outras coisas.

10 – Mangueira de banheira

Este útil dispositivo chamado de “Ban Beater” é um sifão grande com mangueiras ligadas, usado para sugar toda a usada “água cinza” de um banho de banheira. O inventor, Dominic Flinton, diz que um simples puxão basta para encher a mangueira. Você pode, então, usar essa água reciclada para aguar seu jardim ou lavar o carro. Flinton se inspirou nos últimos períodos de seca na Inglaterra para criar este dispositivo, que lhe permitiu regar seu jardim durante os períodos de restrição hídrica no país.[Oddee]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *