Dando asas à informação

Em breve, passageiros devem poder usar eletrônicos durante todas as fases dos voos no Brasil

anac eletronicos

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou recentemente que facilitará o processo de liberação do uso de aparelhos eletrônicos durante todas as fases dos voos no Brasil. Isso não significa que os passageiros não precisarão desligar celulares, tabletes e similares nem mesmo no momento de decolagem e pouso da aeronave.

Para agilizar o processo, a agência publicou no Diário Oficial da União a Instrução Suplementar 91.21-001, que torna mais simples o processo de solicitação dessa autorização pelas companhias à ANAC.

A IS brasileira foi elaborada baseada na autorização que já existe nos EUA, concedida após estudos feitos pela agência reguladora da aviação civil do país, a Federal Aviation Administration (FAA), que descobriram que o uso de eletrônicos durante todo o voo pode ser seguro.

Gol e TAM já afirmaram ter apresentado o pedido à ANAC. A agência respondeu que as solicitações enviadas ainda estão em análise.

Para autorizar o uso de dispositivos eletrônicos portáteis a bordo do avião durante todas as fases de voo, as empresas aéreas precisarão cumprir uma série de requisitos de segurança. O objetivo é garantir que os eletrônicos não causem interferências nos sistemas de comunicação e navegação das aeronaves.

Segundo a ANAC, a regulamentação vai auxiliar as companhias aéreas a realizar uma análise de sua frota, determinando se essa expansão do uso de eletrônicos é segura.

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *