Dando asas à informação

Existe som pior que arranhar um quadro negro

Certos sons são extremamente desagradáveis ao ouvido humano. Praticamente não existe uma alma que não se arrepie ao som de uma boa unha arranhando uma lousa.

Um estudo da Universidade Newcastle (Reino Unido) listou os 10 piores sons para o ouvido humano. Por incrível que pareça, unha na lousa não é o mais desagradável deles. Faca arranhando uma garrafa ganha de todos.

O estudo

No primeiro experimento, 50 estudantes universitários ouviram 75 sons e os classificaram de 0 (menos desagradável) a 9 (mais desagradável). Os voluntários tinham boa audição e usaram fones de ouvido para ouvir uma variedade de gravações sonoras naturais e artificiais, de um gato miando a um clarinete rangendo a um alarme de incêndio tocando.

Eles classificaram uma faca arranhando uma garrafa como o som mais desagradável de todos, seguido de um garfo arranhando um vidro e em terceiro o som agudo e irritante de giz arranhando a lousa. Unha arranhando lousa só apareceu em quinto, depois de régua arranhando uma garrafa e antes do grito de uma mulher.

“Foi um pouco surpreendente que um grito feminino e o choro de um bebê foram classificados abaixo de sons de arranhado, como uma faca em uma garrafa”, disse o autor do estudo, o neurocientista Sukhbinder Kumar.

Segundo ele, a razão pela qual os sons arranhados foram classificados como os mais desagradáveis pode ter a ver com a estrutura acústica dos sons, que resultam de ações de raspagem. Ruídos de arranhado, como faca no vidro, podem ser desagradáveis porque a maior parte da energia do som é concentrada na banda de frequência de 2000 a 5000 Hz, em que os ouvidos são mais sensíveis. Gritos, por exemplo, também têm energia na mesma banda de frequência, mas a sua concentração é menor.

Novo estudo

Em um segundo estudo, Kumar e seus colegas aproveitaram a pesquisa anterior para entender o mecanismo do cérebro por trás de como as pessoas percebem certos sons como desagradáveis.

Eles pediram a 13 adultos saudáveis para ouvir os mesmos sons, enquanto estavam posicionados em uma máquina de ressonância magnética funcional. Os voluntários classificaram os sons em uma escala de 1 (menos desagradável) a 5 (muito desagradável).

Desta vez, os participantes do estudo avaliaram giz na lousa como o pior som. Água borbulhando foi considerado o som mais suave.

Kumar suspeita que o ambiente barulhento e confinante do aparelho de ressonância magnética e o menor número de participantes podem ter contribuído para as pequenas diferenças nos resultados dos dois experimentos.

Conforme ouviam aos sons, os cientistas observavam o cérebro dos participantes. Eles notaram a interação entre a parte auditiva sensorial do cérebro, envolvida na audição, e a parte emocional do cérebro (amígdala), em resposta aos vários ruídos.

O que eles descobriram foi que a parte emocional do cérebro modula a atividade da parte sensorial do cérebro com base no valor emocional do som. Se um som é “extremamente desagradável” e pode ter o potencial de causar danos, a parte emocional do cérebro aumenta a resposta do córtex sensorial, que provoca uma reação negativa.

Confira os 10 piores sons em um ranking baseado em ambos os estudos (os com link você pode ouvir):

  1. Faca em uma garrafa
  2. Garfo em um vidro
  3. Giz em um quadro negro
  4. Régua de plástico em uma garrafa
  5. Unhas em um quadro negro
  6. Grito feminino
  7. Amolador em um tubo de metal oco
  8. Freio de bicicleta guinchando
  9. Bebê chorando
  10. Furadeira elétrica funcionando em uma gama de velocidades

Os 4 sons menos desagradáveis foram:

  1. Aplauso
  2. Bebê rindo
  3. Trovão
  4. Água fluindo

E aí, você concorda com o ranking? Qual o som mais desagradável do mundo?[NBCNews]

Um comentário

  1. Pra mim não tem pior do que gente mascando de boca aberta e o som de ficar puxando o nariz quando está escorrendo.

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *