Dando asas à informação

Família norueguesa constrói casa de vidro totalmente sustentável no Círculo Ártico

Heart-Followers-House7-600x600

Benjamin e Ingrid Marie Hertefølger queriam ter uma casa sustentável para levar um estilo de vida saudável. Assim, construíram um belo domo de vidro na ilha Sandhorney, na Noruega.

Os Hertefølgers usaram apenas materiais naturais – uma mistura de areia, argila, palha, madeira e vidro – para fazer a casa, mas ela é capaz de suportar as condições climáticas adversas do Círculo Ártico.

Heart-Followers-House-600x399

Ciente das propriedades robustas de domos geodésicos, eles contrataram a Solardome Industries para fazer uma cúpula sob medida para cobrir a sua nova casa. Ela pode suportar as pesadas nevascas comuns do norte da Noruega, manter uma temperatura uniforme ao longo do ano, reduzir a radiação ultravioleta e atuar como uma estufa para os orgânicos vegetais e frutas que a família planta.

Sem fundações profundas necessárias, a casa tem um impacto muito reduzido no ambiente, o que é exatamente o que Benjamin e Ingrid queriam. Com diâmetro de 15 metros, estrutura de 7,5 metros, 360 painéis de vidro e 832 metros de estrutura de alumínio reciclado, o domo tem uma vida útil de 100 anos, sem necessidade de manutenção regular.

Heart-Followers-House6-600x400

A família também dispõe de um sistema de reciclagem que lhes permite reaproveitar todos os resíduos, como água de irrigação e adubo para seu jardim, e painéis solares fornecem toda a energia para suas necessidades diárias. Eles cultivam seu próprio alimento durante todo o ano.

Hertefølger significa, em norueguês, “seguidores do coração”. Este não foi sempre o sobrenome da família – eles mudaram há alguns anos para refletir a sua filosofia de vida.

Heart-Followers-House5-600x399

Mãe de quatro filhos, Ingrid sabe que alguns vão criticar a forma como eles vivem, mas ela acredita que está fazendo o melhor por sua família e para o planeta. Em vez de gastar o tempo na frente de um computador ou em um shopping, seus filhos balançam em redes, brincam no jardim ou percorrem as florestas ao redor com um profundo sentimento de apreciação para a natureza.

Heart-Followers-House2-600x338

Se você achou a atitude do casal incrível, saiba que não é para todos – de acordo com a revista norueguesa “The Nordic Page”, os Hertefølger gastaram US$ 490.500, ou cerca de R$ 1,6 milhão, no câmbio atual, para construir esta casa. De qualquer forma, a história é inspiradora e virou até documentário (você pode conferi-lo abaixo, em inglês). [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *