Dando asas à informação

Fazer Backup, Backup Windows e Como fazer backup

fazer backup

Você sabia que o disco rígido é o equipamento que mais tem possibilidades de falhar no seu computador? Ele gira a milhares de rotações por minuto, portanto é uma das partes mais vulneráveis do PC. E todos os seus dados ficam ali, dentro dele. Isso sem mencionar que seu computador pode ser roubado ou uma falha de sistema operacional pode levar todos os seus dados por água abaixo. Portanto o backup hoje é uma necessidade básica.

Fazer backup

Fazer backup é uma necessidade fundamental de qualquer pessoa que utiliza computador. E não adianta pensar que um pendrive vai resolver o seu problema. Pendrive não é confiável e pode ser facilmente perdido e roubado. Assim todos os seus dados ficam a disposição de alguém totalmente desconhecido, ou pior a disposição de um conhecido com más intenções. O pendrive pode ser usado como um paliativo, mas não como uma solução.

Como fazer backup

O ideal é fazer backup automático, isto é, sem a sua intervenção o computador envia seus dados para outro lugar, onde eles não podem ser acessados por outra pessoa além de você. A maneira mais prática de fazer isso é usar um sistema de backup via internet. Com uma senha você controla o acesso aos seus dados, inclusive caso precise baixar os seus arquivos novamente. Estes programas permitem Windows backup, backup de Linux, Mac, etc. Abaixo mostraremos alguns softwares:

Mozy – Backup grátis de até 2Gb ou ilimitado por 4,95 USD por mês

como fazer backup

O Mozy é uma plataforma de backup extremamente simples de instalar e usar. Você instala o programa, especifica quais pastas do windows quer backupear e acabou. Ele faz o backup via internet automaticamente em intervalos que você especifica. Se você está trabalhando em um arquivo, por exemplo, logo depois software Mozy pode fazer uma cópia para você sentir-se seguro. Já chegamos a enviar mais de 40Gb para o Mozy e o preço realmente não passou de 5,95 USD por computador (usamos e 2). Foi o único sistema que já testamos até o momento, continuamos assinantes pois é bem simples de usar.

A primeira vez que você faz backup pode demorar alguns dias, já que depende da velocidade da sua conexão e do volume de dados que você tem. Mas os backups seguintes são incrementais, isto é, ele só envia os arquivos que forem alterados e os novos arquivos. Você pode restaurar seus arquivos via internet, caso não esteja com o seu computador.

CrashPlanBackup gratis o CrashPlan só faz em mídia local (computadores em rede, pen drive, DVD, etc.). O backup via internet, no plano ilimitado, custa 4,5 USD por mês.

Carbonite – Bem parecido com o Mozy, mas não oferece opção gratuita. Custa 4,58 USD por backup ilimitado em um único computador. Também faz backups incrementais e permite restaurar seus arquivos via internet em outros computador.

Outra opção que você tem é o Google Docs, que em alguns dias vai permitir que você faça backup gratuito de até 2Gb de vários tipos de de arquivos, inclusive zips. O problema é que o envio dos arquivos é feito manualmente e os formatos de arquivos, apesar de serem vários, só limitados.

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *