Dando asas à informação

Haiku: as incríveis escadas “para o paraíso” do Havaí

Haiku-stairs4-550x366

Guerras sempre deixam para trás monumentos vazios que servem como lembranças de tempos difíceis. No entanto, há uma pelo menos uma exceção que se tornou um cenário de proporções quase poéticas: as escadas Haiku, popularmente conhecidas como “Stairway to Heaven”, ou “escadas para o paraíso”, no Havaí.

A subida de 3.922 degraus é impressionante. Ela se inicia no Vale do Haiku perto de Kaneohe, na ilha de Oahu, e sobe 853 metros em um ângulo de 30 graus.

Haiku-stairs-550x366

A primeira escada, de madeira, foi construída durante a Segunda Guerra Mundial para ajudar a passar cabos de antena de um lado do vale para o outro. Assim, o pessoal da Estação de Rádio Naval Vale do Haiku, localizada a cerca de 850 metros acima do nível do mar, foi capaz de se comunicar com os submarinos da Marinha dos Estados Unidos tão distantes quanto na Baía de Tóquio.

Na década de 1950, a escada foi reconstruída em aço galvanizado e ampliada, a fim de acomodar a atividade da estação Sistema de Navegação Ômega da Guarda Costeira dos EUA. Um total de 3.922 degraus de 46 centímetros foram construídos e aparafusados nas colinas escarpadas.

Haiku-stairs5-550x733

Subir os degraus é bastante fácil para os caminhantes mais experientes, e aventureiros dizem que chegar até as escadas é a parte mais difícil, porque você tem que enfrentar uma malha grossa de plantas crescidas em terreno acidentado e escorregadio. Por fim, o maior desafio é passar pelo portão guardado no fundo da pista de caminhada.

Embora as escadas tenham sido reparadas em 2003, subir a Stairway to Heaven é proibido por razões de segurança. Ainda assim, é relatada uma média de 100 a 150 alpinistas na trilha íngreme a cada semana, e até agora não houve feridos graves.

Haiku-stairs7-550x366

Em um dia ensolarado, a paisagem cênica de montanhas, vales e água que se desenrola sob os pés do caminhante das escadas realmente dá a sensação de estar subindo ao céu. As autoridades locais podem querer manter as pessoas a distância, mas é compreensível que elas ainda tentem percorrer essa bela passagem. [OddityCentral]

Haiku-stairs2-550x412

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *