Dando asas à informação

Homem passa um ano inteiro sem tomar banho em um chuveiro, e se mantém limpo

year-with-no-shower4-550x366
O ativista Rob Greenfield, 27 anos, passou um ano inteiro sem tomar banho. Bom, sem tomar banho em um chuveiro feito pelo homem. Em vez disso, ele se banhava em recursos naturais de água – lagos, rios, chuva e cachoeiras. E quando água natural não era acessível, ele usava um balde cheio de água de torneiras com vazamentos e hidrantes.

Enquanto o americano médio consome cerca de 378 litros de água por dia, Rob usou menos de 8 litros por dia naquele ano.

Isso realmente nos faz pensar sobre a quantidade de água que precisamos para sobreviver. Rob disse que teve a ideia de viver com menos água durante um longo passeio de bicicleta que fez por toda a América, para promover a sustentabilidade e uma vida ecológica.

“Estabeleci um monte de regras para mim para dar o exemplo. A regra para água era que eu só poderia usá-la a partir de fontes naturais ou de fontes desperdiçadas”, disse.

Depois dos 100 dias do passeio de bicicleta sem tomar banho, Rob decidiu continuar sua série, e ficou sem chuveiro por mais 6 meses. Ao perceber que era mais fácil do que pensava, esticou para um ano.

year-with-no-shower-550x289

Quando a viagem de bicicleta acabou e Rob retomou sua vida normal em casa, seu uso de água aumentou para cerca de 35 a 75 litros por dia. Mas isso ainda é muito menos do que o americano médio.

Ele ficou sem tomar banho para os próximos oito meses, e acabou economizando quase 10.000 litros de água. Nos dias em que não tinha vontade de nadar, ele apenas se esfregava com um pano e um galão de água. “Nós temos essa ideia de que a água precisa cair em nossas cabeças para nos limpar, mas há tantas outras maneiras de se limpar”, conta.

Algumas pessoas podem achar que Rob estava sempre fedendo, mas na verdade ele era bem limpo. Além de se banhar com água natural, ele usava sabão biodegradável quando precisava.

Rob disse que uma de suas maiores lições foi perceber que não precisava de produtos cosméticos. Além do sabão, Rob só usou alguns óleos essenciais. Mesmo sem colônias, desodorantes, xampus, loções e todos os tipos de outros produtos cheios de químicos, não lhe faltavam amigos e ele não parecia um monstro do pântano. Sobre sua vida amorosa, Rob foi bastante tímido ao revelar que não faltaram mulheres que queriam estar com ele, mesmo sem tomar “banho”.

year-with-no-shower2-550x365

“Eu percebi que a água não tem que vir de um chuveiro para me limpar. Quando água natural não estava disponível, eu achava outros lugares para me limpar sem ter um impacto, como um hidrante com vazamento no Brooklyn”, relata. Rob também aprendeu que poderia se secar com ar em vez de usar uma toalha, o que reduziu sua quantidade de roupa para lavar.

“A higiene é extremamente importante para mim, e eu quero que minha mensagem chegue as pessoas de uma forma que elas sintam que podem fazer isso também”, conclui.

Durante o ano sem chuveiro, Rob disse que nunca sentiu falta de um longo banho quente. “A hora do banho se tornou um momento para se conectar com a natureza”, disse. “Tornou-se a minha hora favorita do dia, quando eu me desligava do estresse da vida”.

year-with-no-shower3-550x365

Rob disse que as reações das pessoas à sua regra de não chuveiro foram bastante variadas. “Estou muito feliz que a maioria das pessoas ficaram animadas”, conta.

Para aqueles que gostariam de economizar água, mas não conseguem ficar sem uma ducha diária, Rob tem algumas outras dicas para conservação, como apertar a descarga apenas uma vez, tomar banhos mais curtos, desligar a água do chuveiro enquanto se ensaboa, lavar roupa em plena carga, colher água da chuva etc.

“É muito simples”, disse Rob. “Você não tem que fazer as coisas da maneira todo mundo faz para ser um membro útil da sociedade”. [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *