Dando asas à informação

“Ilusão do Show de Truman”: pessoas que acreditam que sua vida é um reality show

Imagine que você é um psiquiatra e alguém chega ao seu escritório dizendo que tem certeza de que está estrelando um reality show. O que você falaria?

Segundo Joel Gold, psiquiatra e professor da Universidade de Nova York (EUA) e seu irmão Ian Gold, também
do ramo de psiquiatria da Universidade McGill (Canadá), esse tipo de “paranoia” existe e eles a chamaram de “ilusão do Show de Truman”.

Esse nome vem do filme de 1998, “O Show de Truman: O Show da Vida”, com Jim Carrey. Nele, Jim é um trabalhador da aérea de seguros que vive numa cidade que é na verdade um set de TV, cheio de atores que fingem ser sua família e amigos: ele é a estrela de um reality show.

E o que acontece com quem sofre de “ilusão do Show de Truman”? O fenômeno do reality show é expressado na forma de sintomas psicóticos.

Os reality shows são cada vez mais comuns. Na TV brasileira, por exemplo, existem/existiriam dezenas deles, com os mais famosos sendo “Big Brother Brasil”, “A Fazenda”, “Ídolos”, etc.

Por outro lado, muitos “delírios”, apesar de variarem em conteúdo, são ligados à cultura e ao momento. Por exemplo, pessoas da Arábia Saudita tendem a ter ilusões sobre estar cobertos de areia, enquanto americanos costumam sofrer ilusões de serem perseguidos pela CIA (agência de inteligência dos EUA).

Sendo assim, não é incomum que pessoas sofram delírios de estarem em um reality show sem saber, dado a popularidade deles na sociedade atual.

Reality shows estão causando doenças mentais?

Não é que assistir um reality show vai causar uma doença mental (apesar de isso parecer bem possível, não?). Mas pode ser o “empurrãozinho” que faltava a uma pessoa já com predisposição a paranoia, psicose, etc.

“Reality show se relaciona com uma ansiedade comum sobre a própria posição de alguém na hierarquia social. Uma pessoa particularmente preocupada com seu status social, portanto, pode encarar o programa como uma ameaça social significativa, ou uma possibilidade tentadora de sucesso, ou ambos. Na vida de qualquer um, o reality show pode agir como um estresse significativo, cujos efeitos podem incluir um delírio persecutório ou grandioso”, explicam os autores do estudo.

Ou seja, uma condição já existente em alguém, como a esquizofrenia, pode interagir com o fenômeno cultural do reality show para criar tal ilusão.

A ciência ainda não conhece exatamente as causas biológicas dos delírios, mas a principal teoria envolve a forma como a dopamina ativa os circuitos motivacionais do cérebro, com prejuízo também a parte social do órgão.

Coisas e experiências comuns, assim, podem ser percebidas como ameaças ou podem parecer estar enviando “mensagens vitais”. Por exemplo, é normal que as pessoas percebam um carro vindo muito rápido como uma ameaça quando estão na faixa de pedestre.

Mas o cérebro de alguém que sofre de ilusões pode trabalhar de forma diferente. Por exemplo, ao assistir um repórter falar do clima usando uma gravata amarela, pode atribuir a esta peça de vestuário uma importância enorme, como se ela “significasse algo” ou estivesse “passando uma mensagem”. Ou, por exemplo, ao ver um carro azul parado em frente a sua casa, sendo que você viu um há pouco tempo, já pode ser encarado com uma ameaça, algo que precisa ser explicado.

Vamos combinar: com o tanto de coisa que tem na internet que parece direcionado a você, pessoas que só fingem ser seus amigos, fotos e fofocas sobre você que podem ser encontradas em qualquer lugar e que você nem sabia que existiam, não é difícil imaginar que estamos sendo alvo de uma câmera escondida, ou do “olho que tudo vê”. Afinal, só existem duas explicações possíveis: ou você está preso no meio da sociedade moderna tecnológica, ou em um reality show, sem ter consciência disso. Não sei o que é pior.[MSN]

Um comentário

  1. kkkkkkkkkkkk’ então eu acho que eu tenho uma leve psicose! Porque eu já pensei nisso ( más quando eu tinha uns 12 anos, agora tenho 15)
    também já pensei que certas coisas poderiam estar passando algo, ou essa de que quando coisas acontecem tipo esse trem do carro azul, tár sismada com algo só porcausa de uma coincidência….
    e ás vezes tenho isso até hoje..
    tenho indices de pessoas doidas na familia ….
    meu Deus eu to com medo :S

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *