Dando asas à informação

Loja na Suécia não tem funcionários e permite que clientes comprem itens usando um aplicativo de celular

staffless-shop2-600x398

Na Suécia, existe uma loja de conveniência sem nenhum funcionário. Localizada na pequena cidade de Viken, fica aberta 24 horas por dia durante todo o ano. Suas portas podem ser desbloqueadas a qualquer momento usando um aplicativo de smartphone.

É praticamente uma versão física de um site de e-commerce – os clientes escolhem suas mercadorias, digitalizam suas compras através do aplicativo e toda a transação é concluída em poucos minutos.

A loja futurista é a ideia de Robert Ilijason, que pensou em criá-la quando ficou sem comida para bebê e teve que dirigir 20 km para encontrar a loja aberta mais próxima. Foi quando percebeu que sua cidade precisava de uma loja aberta sempre, e desenvolveu um aplicativo chamado Näraffar a fim de gerenciar tal lugar.

O aplicativo foi aprovado pela Apple em janeiro, e Robert abriu a loja em uma antiga estação de correios. Ele afirma que tudo tem funcionado sem nenhum problema até agora.

Os clientes que utilizam o aplicativo são cobrados mensalmente por suas compras, e ainda têm a opção de solicitar os itens que estão fora de estoque.

staffless-shop-600x399

Para combater furtos, Robert projetou um sistema para identificar os clientes usando seu BankID, um ID específico usado pelos bancos na Suécia. Só é permitida a entrada de pessoas que não têm nenhum histórico de problemas de crédito. Além disso, a loja é cheia de câmeras.

Robert explicou que, enquanto sua loja tem sido um sucesso do ponto de vista técnico, não tem feito muito lucro. Mas isso é o que ele esperava, uma vez que abriu o negócio em uma cidade pequena e tranquila que já tem duas outras lojas. “Eu abri lá porque é onde eu vivo. A ideia vai funcionar melhor em outros lugares”, disse. [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *