Dando asas à informação

Mais de 50 ruas de uma cidade holandesa são inspiradas por personagens de O Senhor dos Anéis

Geldrop-LOTR2-550x309

Geldrop é uma pequena cidade no sul da Holanda, com uma população de apenas 28.000. Não sabemos muito sobre ela, mas o que sabemos é surpreendente: os nomes de todas as ruas de um dos bairros de Geldrop foram tirados da trilogia épica de JRR Tolkien, O Senhor dos Anéis.

No centro da cidade fica a Laan von Tolkien (“Avenida Tolkien”). Em seguida, as ruas se ramificam em nomes de hobbits, elfos, anões e até alguns entes (as árvores falantes). Mesmo a escola local é chamada “De Hobbit” (O Hobbit).

Não acredita? Vá ao Google Maps e procure por Geldrop. Ou você pode simplesmente seguir este link.

Geldrop-LOTR-550x471

Não temos muita informação sobre como isso aconteceu na cidadezinha holandesa. Sabemos que não é o caso de todos os cidadãos de Geldrop serem fãs da trilogia. Segundo a moradora Annemarie Diepenbroek, muitas pessoas da região nem mesmo leram os livros. Talvez, algum comitê ou político encarregado de nomear as ruas resolveu fazer uma homenagem a Tolkien. Se alguém souber como foi esse processo, por favor compartilhe conosco nos comentários.

De qualquer maneira, o sistema de nomeação é muito bem planejado. Os nomes das ruas são dispostos de acordo com grupos de personagens que estão relacionados entre si. Por exemplo, para o norte se encontram as ruas dos homens de Gondor – Boromir, Faramir, Aragorn, Denethor e Palantir.

Geldrop-LOTR4-550x309

A seção de anões fica para o oeste e inclui Bifur, Bofur, Bombur, Balin, Dwalin, Dori, Ori, Fili e Kili. Um pouco para o sul ficam Gimli, Pippin e Peregrin. Para o leste, você pode encontrar dois personagens populares – Gandalf e Samwise – e a seção Rohan com Éowyn, Éomer e Théoden. Juntos também ficam os povos Numenor – Elros, Amandil, Silmarien, Elendil e Valandil.

É surpreendente que um dos mais importantes personagens do Senhor dos Anéis, Bilbo Baggins (Bilbo Bolseiro, em português), não tem uma única rua com seu nome. Talvez quem nomeou as ruas não gostava dele por roubar o anel de Gollum, que também não está em nenhuma placa. Na verdade, não existem quaisquer ruas com nomes de personagens “do mal”, com exceção de Saruman.

Geldrop-LOTR3-550x309

Seria estranho, mas menos incomum, se uma ou duas ruas da cidade fossem nomeadas em homenagem a personagens de um grande escritor, no entanto, toda a vizinhança consiste em referências ao Senhor dos Anéis. Desta forma, Geldrop distingue-se até mesmo de outras cidades que também se renderam a alusões de filmes e séries, trazendo-as para a vida real.

Por exemplo, a cidade de Kings Langley, a 34 km de Londres, no Reino Unido, resolveu mudar seu nome para Kings Landing (“Porto Real”, em português) para promover o lançamento da terceira temporada em DVD e Blu Ray da série Game of Thrones. O novo nome será usado oficialmente por uma semana, começando em 17 de fevereiro (quando os vídeos chegam às lojas do Reino Unido). [OddityCentral, UOL, TB]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *