Dando asas à informação

Modelador croata faz réplicas incríveis e funcionais de veículos industriais a partir de palitos de fósforo

matchstic-concrete-truck

Djordje Balac, 20 anos, tem uma paixão: ele gasta semanas, às vezes meses, criando modelos realistas de veículos industriais como caminhões, escavadeiras e guindastes, exclusivamente a partir de palitos de fósforo e cola.

Quando ainda estava na escola, ele usava pedaços de madeira para fazer seus modelos, mas logo descobriu que palitos eram um material de construção muito melhor. Ele começou a usar centenas de caixas de fósforos para criar modelos de pequeno porte de seus caminhões e equipamentos industriais favoritos, e passava semanas tentando recriar todos os detalhes perfeitamente.

Conforme suas habilidades melhoraram, o jovem de Gospic, na Croácia, decidiu levar sua arte para o próximo nível, fazendo réplicas de madeira operacionais. Em 2006, ele começou a construir modelos maiores, concentrando-se não só em replicar cada característica do veículo, mas também sua funcionalidade.

matchstick-excavator

Apesar de trabalhar com um material rígido como palitos de fósforo, ele conseguiu fazer os braços de sua escavadeira e guindaste estenderem e girarem como os reais. As cabines de seus caminhões são destacáveis.

Depois de postar fotos de suas criações em fóruns e sites de mídia social, Djordje recebeu o reconhecimento que merecia, e até foi convidado para apresentar seus modelos em feiras e exposições ao redor de seu país.

O primeiro modelo complexo que ele construiu foi o caminhão russo GAZ 63 A. Djordje levou seis meses para concluí-lo e usou 576 caixas de fósforos e 6 kg de cola. Desde então, ele tem reunido uma coleção impressionante de veículos industriais de madeira, mas é muito orgulhoso especialmente de seu Liebherr LTM 11200 – o maior guindaste do mundo. Sua réplica é feita a partir de 175.518 palitos de fósforo, 20 kg de cola e 8 kg de verniz. Também é totalmente funcional.

matchstick-crane3

Balac disse a jornalistas que trabalhou nesse modelo todos os dias durante três meses seguidos, a partir das oito da manhã até meia-noite. Ele muitas vezes esquecia de comer e só via seus amigos se eles o visitassem em sua garagem. O modelador admite que foi um tempo muito árduo, mas acha que valeu a pena no final.

Neste momento, o programador desempregado procura trabalho para financiar seu próximo projeto. O Liebherr LTM 11200 lhe custou um total de 8.000 kuna (cerca de R$ 2.723), e enquanto ele adoraria construir mais maravilhas de palito, está sem dinheiro. “Eu gostaria de fazer algo que tem a ver com palitos. Seria bom se eu pudesse ganhar a vida fazendo o que eu amo”, disse.[OddityCentral]

matchstic-concrete-truck2

matchstick-crane

matchstick-crane2

matchstick-excavator2

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *