Dando asas à informação

Motoristas precisam jogar um jogo de tabuleiro para tirar licença em Serra Leoa

board-game-550x268

As autoridades de Serra Leoa, país africano, encontraram uma maneira muito legal e engenhosa para lidar com seus motoristas indisciplinados que se envolvem em milhares de acidentes todos os anos: um jogo de tabuleiro divertido, concebido para ser jogado por vários meses por qualquer novato que queira tirar uma carteira de motorista.

Antes de realmente serem autorizados a ficar atrás do volante, os jogadores precisam jogar o “Caminho dos Motoristas”, que imita situações reais onde a única saída é dar as respostas certas sobre legislação de trânsito e conduta no volante. As regras do jogo são as regras reais de condução, e os jogadores movem peças modeladas como carros clássicos em torno de um tabuleiro colorido à medida que avançam. O dado é um semáforo, mas mesmo se a luz está verde, os jogadores ainda precisam enfrentar testes sobre lei de trânsito para ir em frente. Se falharem ou tiverem uma luz traseira quebrada, eles recebem uma multa, assim como na vida real.

O jogo foi criado para ajudar futuros condutores. A maioria dos acidentes em Serra Leoa são resultado da ignorância do código de trânsito – os motoristas geralmente não conhecem metade dos sinais de trânsito. Assim, a ideia é que o jogo fosse atraente para os jovens que estão ansiosos para dirigir e não têm paciência para estudar a lei corretamente.
Devido ao sistema corrupto do país, alguns deles optam por pagar propina e nem sequer chegam a fazer um teste. Os incontáveis acidentes de carro e centenas de mortes – foram registradas 380 só no ano passado – também são resultado de dirigir em estradas ruins com veículos defeituosos, mas o jogo já deve ajudar.

Milhares de cópias já foram feitas, cada uma custando 60.000 leones (cerca de R$ 30). Sarah Bendu, diretora executiva da Autoridade de Transportes Rodoviários de Serra Leoa, explica que os condutores vão ter que pagar por ele, e jogá-lo por dois ou três meses, ou talvez apenas um, se entenderem rapidamente, para então ter permissão para fazer o teste. [OddityCentral]

Um comentário

  1. “Devido ao sistema corrupto do país, alguns deles optam por pagar propina e nem sequer chegam a fazer um teste.” , “…também são resultado de dirigir em estradas ruins com veículos defeituosos, mas o jogo já deve ajudar.”
    Não sei pq, mais achei por um momento que estavam falando do Brasil!!!

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *