Dando asas à informação

Mudanças de horário podem afetar nossos hábitos

No verão, os relógios atrasam uma hora para economizar energia. Mas não é só o relógio que muda; as mudanças de horário podem influenciar nossa rotina.

Antes de analisar isso a fundo, é importante lembrar o motivo da existência dessa condição. Proposto pelo político e cientista americano Benjamin Franklin, em 1784, o horário de verão é uma forma de compensar o desvio 23,5 graus no eixo da Terra. Esse desvio faz com que tenhamos períodos de maior e menor exposição ao sol ao longo do tempo, e o horário se adapta a essas mudanças quando atrasa ou adianta em uma hora.

A maior parte das alterações de hábito decorrentes dessa prática está relacionada aos horários de dormir e acordar. Segundo uma pesquisadora da Universidade de Michigan (EUA), as pessoas prejudicam o próprio sono por se deixarem “enganar”.

Como o relógio delas, nessa época, está atrasando, elas estão ganhando, em tese, uma hora a mais para dormir. O problema é que esse pensamento (“tenho uma hora a mais para ficar na cama”) acomoda as pessoas, que acabam indo dormir mais tarde na noite anterior, e na verdade dormem menos ainda.

Por essa razão, o conselho que a pesquisadora oferece é que você crie, em primeiro lugar, uma tabela fixa com horários para dormir e acordar, de forma a evitar que a presença ou ausência do sol modifiquem essa programação. Uma boa prática, por exemplo, é acender as luzes do quarto quando o despertador tocar, se ainda estiver escuro lá fora. Dessa maneira, seu organismo já sabe que é hora de levantar.

Quem sabe no próximo verão você não se incomoda menos com a mudança de horário? Por enquanto, esse é um sonho distante, já que o inverno veio para ficar por alguns meses…[Live Science]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *