Dando asas à informação

O lugar mais densamente povoado do mundo

Estas imagens chocantes são de Kowloon Walled City, que já foi o lugar mais densamente povoado da Terra. Os quartos apertados de Hong Kong foram documentados por Greg Girard, um fotógrafo canadense que trabalha principalmente na Ásia.

Uma pesquisa de 1987 informou que a cidade contava com aproximadamente 33 mil pessoas em seus 6,5 hectares, dando-lhe uma densidade populacional de 1.255 pessoas por quilômetro quadrado.

De 1950 até a década de 1970, a área era controlada pela gangue Tríade, mas as pessoas pobres que viviam lá formaram redes de apoio para ajudar uns aos outros a lidar com as dificuldades de tais espaços concentrados.

A arquitetura única do enclave é devida a tentativas de maximizar o ambiente disponível. Por causa dos pequenos apartamentos, andares superiores muitas vezes eram maiores do que os de baixo, e novas extensões eram construídas em fundações ruins. Diz-se que a cidade poderia ser atravessada de norte a sul sem nunca tocar o solo ao longo de uma rede de escadas e passagens.

Apesar de ter sido demolida entre 1993 e 1994, a memória da cidade continua a ser um exemplo notável de miséria urbana moderna e crescente concentração populacional em todo o mundo.

Ela tem sido usada como inspiração para livros e filmes que lidam com o crime e a vida urbana, entre eles “Crime Story” do Jackie Chan, “Bloodsport” de Jean-Claude van Damme, e “Batman Begins” de Christopher Nolan. [BoredPanda]

most-densely-populated-place-on-earth-kowloon-walled-city-1__880

most-densely-populated-place-on-earth-kowloon-walled-city-2__880

most-densely-populated-place-on-earth-kowloon-walled-city-4__880

most-densely-populated-place-on-earth-kowloon-walled-city-6__880

most-densely-populated-place-on-earth-kowloon-walled-city-14__880

most-densely-populated-place-on-earth-kowloon-walled-city-15__880

most-densely-populated-place-on-earth-kowloon-walled-city-16__880

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *