Dando asas à informação

Os 10 mais antigos objetos já encontrados

Tem coisa que parece moderna, como chiclete, pipoca, bolsa de mão, olho artificial… Mas não são – os povos antigos já eram bastante espertos e já haviam pensando nessas belezuras cotidianas. Confira 10 objetos antigos descobertos ao redor do mundo:

1. Pacote de marijuana (2.700 anos)

1
Flagra! Em 2008, quase um quilo de um material verde foi encontrado em uma tumba de 2.700 anos no deserto de Gobi, na China. O material foi identificado como o estoque de maconha mais antigo do mundo. Testes mostraram que a substância possuía propriedades psicoativas potentes, e lançaram dúvidas sobre a teoria de que os antigos povos só cultivavam a planta a fim de fazer roupas, cordas e outros objetos. Eles aparentemente estavam “viajando”, também. O pesquisador Ethan Russo disse ao Discovery News que a marijuana “é bastante similar” à que é cultivada hoje.

2. Chiclete (5.000 anos)

2
Em 2007, um pedaço de 5.000 anos de goma de mascar, o mais antigo já descoberto, foi encontrado por um estudante de arqueologia britânico na Finlândia. A goma neolítica, feita de alcatrão de casca de bétula, tinha marcas de dentes. “Alcatrão de casca de bétula contém fenóis, que são compostos antissépticos. Acredita-se que as pessoas do período Neolítico descobriram que mastigar essas coisas ajudava a tratar infecções na gengiva”, disse Trevor Brown, da Universidade de Derby.

3. Sapato de couro (5.500 anos)

3
Recheado com grama, talvez como agente isolante, o sapato estilo mocassim de 5.500 anos foi encontrado excepcionalmente bem preservado graças a um excesso de estrume de ovelha durante uma escavação de 2010 em uma caverna armênia. Do tamanho de um sapato feminino número 35 (numeração brasileira), ele foi provavelmente feito sob medida para o pé direito de seu proprietário. Datado de cerca de 3.500 aC, durante a Idade do Cobre da Armênia, o sapato pré-histórico está achatado na área do calcanhar e dos dedos, provavelmente devido a quilômetros e quilômetros de caminhada. No entanto, não está desgastado.

4. Instrumento musical (42.000 anos)

4
Em 2012, pesquisadores identificaram o que disseram ser os mais antigos instrumentos musicais conhecidos do mundo. Um par de flautas feitas de ossos de aves e marfim de mamute foi achado numa caverna na Alemanha, que contém os primeiros indícios da ocupação da Europa por humanos modernos, ou Homo sapiens. Os cientistas usaram datação por carbono para mostrar que as flautas tinham entre 42 mil e 43 mil anos de idade.

5. Olho artificial (4.800 anos de idade)

5
De acordo com um relatório de 2006, arqueólogos iranianos anunciaram a descoberta inédita de um olho artificial datado de 4.800 anos atrás. O globo ocular pertencia a uma mulher entre 25 a 30 anos de idade no momento da sua morte, e o material do olho consistia de alcatrão natural misturado com gordura animal. Estudos sobre o globo ocular sugeriram a formação de um abcesso na pálpebra devido a contato prolongado com o material. Além disso, os demais tecidos das pálpebras ainda estavam evidentes no globo artificial.

6. Saia (5.900 anos de idade)

6
Em uma caverna da Armênia, no mesmo local onde foram encontrados os sapatos de couro mais antigos do mundo, uma saia feita de junco datada de 5.900 anos de idade também foi achada. Pensa-se agora que esta é a mais antiga peça de roupa de junco descoberta até à data. A caverna está sob investigação de uma equipe irlandês e americana, além dos pesquisadores armênios desde 2007. Já rendeu inúmeras descobertas fascinantes ao longo dos anos, incluindo os restos mumificados de uma cabra que podem ter 5.900 anos de idade, mais de 1.000 anos mais velha do que muitos dos famosos animais mumificados encontrados no Egito.

7. Pipoca (6.700 anos)

7
Em 2012, pesquisadores encontraram evidências de que sociedades que viviam ao longo da costa do Peru estavam comendo o famoso lanche de cinema cerca de 1.000 anos antes do que o estimado anteriormente – mesmo antecedendo o uso da cerâmica. Palha de milho, caules, espigas e borlas (flores produtoras de pólen no milho) datando de 6.700 a 3.000 anos atrás foram descobertos em Paredones e Huaca Prieta, dois locais na costa norte do Peru, por pesquisadores americanos e peruanos. As características do sabugo de milho sugerem que os antigos habitantes dos locais o preparavam e comiam de várias maneiras, incluindo farinha de milho e pipoca.

8. Bolsa (4.500 anos)

8
“Parece ter sido muito fashion na época”, disse o arqueólogo que descobriu mais de uma centena de dentes de cães dispostos juntos em uma cova na Alemanha, datados entre 2.500 e 2.200 aC. Segundo os pesquisadores, os dentes eram prováveis decorações para a aba externa de uma bolsa, a mais antiga já encontrada. “Ao longo dos anos, o couro ou tecido desapareceu, e tudo o que restou foram os dentes”, disseram. Todas as evidências apontam na mesma direção – que ela se parecia muito com uma moderna bolsa de mão.

9. Colchão (77.000 anos)

9
Em 2011, arqueólogos encontraram o que eles acreditam ser o mais antigo colchão do mundo em uma caverna na África do Sul. O colchão, que consiste em camadas de canas e juncos, foi descoberto no fundo de uma pilha de roupas de cama feitas de gramíneas compactadas e vegetais folhosos. A roupa de cama tinha se acumulado no local da Caverna Sibudu em KwaZulu-Natal ao longo de um período de 39 mil anos, com as mais antigas datando de 77 mil anos atrás.

10. Máscara (9.000 anos de idade)

10
Esta máscara de pedra do período neolítico pré-cerâmico remonta a 7.000 aC e é, provavelmente, a máscara mais antiga do mundo. Pode ser vista no museu “Musée Bible et Terre Sainte”, em Paris (França).[Oddee]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *