Dando asas à informação

Os 9 países mais complicados para se visitar

Se você sempre sonhou em conhecer um dos países que listamos aqui, é bom redobrar os cuidados na hora de viajar. O motivo? Burocracia! Para visitar um destes lugares é preciso se planejar com antecedência para conseguir um visto. Por isso leia o artigo com cuidado e comece seus preparativos desde já – afinal, nenhuma chatice deve impedir você de conhecer o mundo.

1 – Índia

Você deve providenciar o visto com 1 mês de antecedência.

Taxa: 76 dólares

Porque é complicado: Não é difícil em si conseguir o visto para a Índia, mas o processo para o requerimento do documento pode acabar atrasando sua viagem.

Porque você deve ir mesmo assim: Taj Mahal. Se o palácio não for motivo suficiente para você, pense na cultura diferente do país e na energia de grandes centros urbanos como Mumbai e em conhecer Bollywood.

2 – Rússia

Providencie o visto com 3 meses de antecedência

Taxa: 140 dólares

Porque é complicado: Para começar, você irá precisar de uma carta-convite. O seu remetente pode ser um hotel russo ou uma agência de turismo, mas ela precisa ser registrada pelo governo do país. E a carta é apenas o começo. Você deve entregar sua papelada pessoalmente em um consulado russo para conseguir o visto, ou então contratar um serviço especializado. E, depois de conseguir o documento, é bom arranjar um amigo que leia russo (sim, por mais absurdo que pareça) para conferir para você se as informações no seu visto – como data de permanência e atividade – estão corretas. Para você ter uma ideia do quanto o processo pode demorar, o consulado não permite que você peça o visto menos de 2 meses antes da viagem. Outro conselho de amigo: quando você for para lá não ultrapasse o tempo de permanência indicado no seu visto. Você só conseguirá sair do país depois com a aprovação do consulado – e o processo pode demorar até 20 dias.

Porque você deve ir mesmo assim: a Rússia é um tesouro cultural. Pense no ballet Bolshoi, nos castelos e na gastronomia!

3 – China

Providencie o visto com: um mês de antecedência

Taxa: 130 dólares

Porque é complicado: o serviço não é demorado, mas você deve preencher um questionário de quatro páginas detalhando sua vida antes de ser aprovado no país. Você deve listar o tempo de permanência, os membros de sua família, os países que visitou nos últimos anos e o propósito da sua visita. Depois de preencher o requerimento, você deve ir pessoalmente até o consulado (ou contratar um serviço especializado) para entregar a papelada. Mandar via correios está fora de questão.

Porque você deve ir mesmo assim: a Grande Muralha, o exército de Terracota, a Cidade Proibida e inúmeras outras maravilhas históricas o aguardam. Isso sem falar na cultura rica e nas grandes cidades chinesas.

4 – Brasil

Providencie o visto com um mês de antecedência

Taxa: 140 dólares

Porque é complicado: sim, leitor, nós estamos na lista! Para os estrangeiros, é complicado nos visitar porque o processo para conseguir o visto para cá é muito confuso. Basicamente, cada consulado no exterior tem regras diferentes para emitir o documento. Por exemplo, alguns pedem que viajantes casados que venham para São Paulo solteiros tenham uma carta de permissão de seus esposos! Ou seja, antes de tudo, o gringo precisa ligar para o consulado mais próximo e ver quais são suas regras específicas. Além de tudo, nosso visto é um dos mais caros – e você ainda precisa pagar uma multa de 20 dólares se não for entregar seus documentos pessoalmente.

Porque você deve ir mesmo assim: Precisamos comentar? Pense na vastidão territorial e cultural brasileira.

5 – Butão

Providencie o visto com três meses de antecedência

Taxa: 20 dólares

Porque é complicado: você precisa provar que vai gastar dinheiro por lá. Isso mesmo – os visitantes assinam um termo se comprometendo a deixar por lá pelo menos 200 dólares por dia. E na alta temporada (de Janeiro até Março) esse valor sobe pra 250 dólares diários. Além de tudo o visto só é emitido de verdade quando você chegar ao país e pagar 20 dólares antes de entrar (acionando o serviço do consulado em seu próprio país primeiro, claro).

Porque você deve ir mesmo assim: conhecer a parte do Himalaia que fica no Butão é uma experiência incrível.

6 – Irã

Providencie o visto com três meses de antecedência

Taxa: 27 dólares

Porque é complicado: é a mesma situação da Rússia – você deve ter uma carta de recomendação de uma agência de turismo ou de um hotel cadastrado no governo. Moças que pretendem viajar para o país precisam estar vestidas de acordo com o costume islâmico na foto de passaporte (cobrir os cabelos). E mesmo se você conseguir o visto, isso não garante que você entre por lá – alguns turistas foram barrados sem explicação nos aeroportos.

Porque você deve ir mesmo assim: apesar do país não ser um destino turístico popular, eles possuem ruínas do império persa, arquitetura impressionante e Teerã.

7 – Cazaquistão

Providencie o visto com um mês de antecedência

Taxa: 40 dólares

Porque é complicado: conseguir a aprovação é muito difícil. Você irá precisar escrever uma carta pessoal convincente, contando em detalhes o motivo de sua viagem, listando os lugares que você pretende visitar e as datas em que ficará por lá.

Porque você deve ir mesmo assim: não ligue para o que Borat diz – o Cazaquistão é um lugar único, que mistura as culturas islâmicas, ocidentais e soviéticas. Para os que gostam de aventuras, nas montanhas do país é possível fazer trilhas e andar de esqui.

8 – Arábia Saudita

Sem previsão

Taxa: 500 dólares (para turismo religioso)

Porque é complicado: atualmente, a Arábia Saudita não está emitindo vistos de turista “padrão”. A única exceção é para quem alega turismo religioso e está disposto a pagar a taxa exorbitante que listamos acima. Se você vai para lá a negócios, precisa de uma carta de recomendação do seu contato no país. E se você ficar por lá mais do que o planejado pode encarar uma multa de mais de 2500 dólares e ser preso.

Porque você deve ir mesmo assim: Meca e Medina, as grandes cidades islâmicas, ficam lá. Também há vários pontos turísticos interessantes, como as ruínas de Petra.

9 – Estados Unidos

Providencie o visto com quatro meses de antecedência

Taxa: 38 reais

Porque é complicado: como todo brasileiro sabe, os americanos são rigorosos na hora de emitir o visto.Você deve comprovar vínculos com o país, providenciar inúmeros documentos e passar por uma entrevista – isso sem mencionar a fila gigantesca para ser atendido no consulado. Depois de tudo isso ainda há chances de você não conseguir seu visto. Boatos dizem que isso pode acontecer com pessoas de sobrenome árabe.

Porque você deve ir mesmo assim: Disney? Universal? O mundo mágico de Harry Potter? Todos os parques temáticos mais incríveis estão por lá. Para quem ama compras, Miami e Nova York são destinos imperdíveis.

[BudgetTravel]

7 comentários

  1. 140 dólares é a taxa de emissão do visto americano!

  2. A coisa não é bem assim como diz a reportagem. Já fui á India e o visto ficou pronto em uma semana. Já fui ao Irã três vezes, tudo muito fácil, povo muito educado, não se precisa de carta de recomendação alguma, basta ir à embaixada, ou enviar o passaporte por Sedex, que eles te devolvem com o visto. e quanto à Petra, não fica na Arábia Saudita, fica na Jordância, local facílimo de se ir.

  3. Brasil preparem tb bastante grana…

  4. Por que não conhecer melhor o seu próprio País, a final, para ser maltratado, melhor ser pelo povo de casa… O Brasil é um gigante e tem muita diversidade (paisagem, clima, cultura etc…) e muito a oferecer.
    Abs a tds…

    • Visitar o próprio país é um assalto! Gasta-se muito mais fazendo aqui do que na França por exemplo! É mais caro visitar o Corcovado (R$ 43,00) do que a torre Eiffel (€$ 9,00).

  5. Concordo plenamente com Ronaldo Alves..acho q toda América Latina é mais caro para se visitar do q os outros países….E é uma pena pq como Jonsu comentou o nosso Brasil é um gigante maravilhoooso, mas muito caro!

  6. Mais só uma notinha Jonsu, os estrangeiros nao nos maltratam, so se vc se rebaixar a eles se me entende, ou estiver fazendo algo errado aqui ou vir aqui na intençao errada, sei q a imigraçao de certos países como a espanha pegam muito pesado com brasileiros, mas acho q seja devido a imensidao de gente ilegal aqui e ai o governo deles acaba pagando e sendo responsável com o ilegal…também o comércio de mulheres sulamericanas..bem vc sabe ..moro na Holanda e sou bem tratada aqui,eles adoram nós brasileiros, bem, depende de pessoas e seu comportamento…valeu gente.

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *