Dando asas à informação

Passeio Estrada da Graciosa

estrada graciosa foto

Estrada da Graciosa: uma das estradas mais antigas do Paraná e do Brasil, além de ser uma das que oferecem ao viajante visual mais bonito, cortando trecho da Serra do Mar na ligação entre Curitiba, São João, Porto de Cima, Morretes, Antonina e Paranaguá.

Com seu caminho tortuoso, suas curvas fechadas, seu calçamento de paralelepípedo, seus pequenos postes de sinalização de trânsito com o popular “olho de gato” (o qual, na sua maior parte, foi e continua sendo depredado por vândalos), a sua riquíssima natureza cheia de flores, borboletas e pássaros, a Estrada da Graciosa é uma atração para quem deseja fazer um passeio, seja motorizado, a pé, de bicicleta.

Guarda ela uma vasta história ligada ao desenvolvimento do Paraná, pois, por ali passou, durante anos, a maior parte da produção agrícola do estado, rumo ao porto de Paranaguá e ao exterior.

Quem conhece a história da colonização italiana do bairro curitibano de Santa Felicidade já ouviu relatos sobre os carroções carregados e puxados por várias parelhas de cavalos que dali saíam e desciam a serra arrastando galhos de árvores para não ganhar velocidade e despencar nos precipícios.

Na época da produção de café caminhões como Ford F-8, Whyte, Acro Matador, Chevrolet Gigante, Reo, Mack, GMC Marítimo, Dodge, Fargo, De Sotto, International, Diamond, Nash, entre outros, carregando até 250 sacas do produto, alguns com freio “a bafo”, se espremiam nas estreitas curvas e pontes. As suas grotas guardam para sempre histórias de tragédias automobilísticas.

estrada graciosa foto

Por esses e outros motivos mais a estrada é procurada por antigomobilistas nos finais de semana desta época do ano, querendo reviver o passado.

E nós, inseridos nesse clima, publicamos hoje fotos de um passeio de carros antigos pela Graciosa realizado por volta de 1964, quando era Governador do Paraná Jayme Canet (ele mesmo aparece numa delas, no Recanto do Rio Cascata). Notem um carro esporte tipo “charuto”, conversível com rodas raiadas.

Fonte: Paraná Online

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *