Dando asas à informação

Pequim bane 2,5 milhões de carros e vê um céu azul pela primeira vez em anos

blue-skies-military-parade-no-cars-beijing-1

blue-skies-military-parade-no-cars-beijing-2

A China é um dos países mais poluídos do mundo. Pesquisas recentes mostram que tamanha contaminação mata 4,5 mil pessoas por dia.

No último dia 20 de agosto, a capital chinesa de Pequim colocou restrições à produção das fábricas e uso de carros. Cinco milhões de veículos foram forçados a conduzir em dias alternados, em antecipação ao 70º aniversário da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, que seria em 4 de setembro.

Ou seja, todos os dias por essa duração, pelo menos 2,5 milhões de carros foram banidos das ruas. 40.000 locais de construção dos arredores também foram fechados pelo mesmo tempo.

Logo, os céus geralmente fumacentos da cidade adquiriram um belo tom azul que não era visto em anos, quiçá décadas.

Durante a proibição, os níveis médios de PM (partículas em suspensão) de Pequim caíram 73,2% em relação ao ano passado. Um padrão internacional para medir a gravidade da poluição do ar caiu para intocados 17 de 500, significando ar muito saudável.

No dia após o desfile, com as restrições abandonadas, o índice de qualidade do ar de Pequim atingiu 160, um nível em que “todo mundo pode começar a sentir alguns efeitos adversos para a saúde”, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

A Parada Militar azul desapareceu, e em seu lugar o cinza habitual retornou. Uma pena, pois a China demonstrou que seu país poderia ser ainda mais belo só com um pouco mais de preocupação com a saúde de seus moradores. [BoredPanda]

blue-skies-military-parade-no-cars-beijing-5

blue-skies-military-parade-no-cars-beijing-6

blue-skies-military-parade-no-cars-beijing-7

blue-skies-military-parade-no-cars-beijing-8

blue-skies-military-parade-no-cars-beijing-10

blue-skies-military-parade-no-cars-beijing-11

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *