Dando asas à informação

Pesca com fogo, uma tradição hipnotizante de Taiwan

fire-fishing-Taiwan5-600x450

Por centenas de anos, os pescadores de Taiwan capturam sardinhas com a ajuda de uma vara de fogo ao longo da borda de um barco. Os peixes são tão atraídos para a luz, e saltam para fora da água nas redes dos homens.

Pesca com fogo é tão simples quanto fascinante. Os barcos vão para o mar durante a noite, e acendem uma vara de bambu coberta com enxofre em uma das extremidades para criar uma chama brilhante.

fire-fishing-Taiwan4-600x400

O enxofre se dissolve na água e o gás produzido pisca como fogo. Atraídos para o espetáculo, sardinhas saltam para fora da água às centenas de cada vez. Essa ideia foi desenvolvida durante o período do governo japonês e agora é praticada apenas no porto de Jinshan.

No passado, mais de 300 barcos praticavam a pesca com fogo em Taiwan, mas, de acordo com a associação de pescadores locais, esse número caiu para apenas três. A sessão de pesca de seis horas sob o céu noturno pode render entre três e quatro toneladas de sardinha por barco, e o governo de Taiwan ainda subsidia a prática.

fire-fishing-Taiwan6-600x399

Em uma noite boa, uma equipe de pescadores pode ganhar até US$ 4.500, então por que esta tradição fascinante está desaparecendo?

Infelizmente, a estação de sardinha dura apenas três meses, de maio a julho, e, apesar dos esforços do governo para manter viva a tradição e promovê-la como uma atração turística, os jovens não parecem muito impressionados. A média de idade dos pescadores restantes é de cerca de 60 anos de idade, e sem sangue novo à vista, o futuro desta atividade fascinante não parece muito brilhante.

fire-fishing-Taiwan7-600x400

Zheng Zhi-ming, professor de estudos religiosos da Universidade Católica Fu Jen, diz que o uso de fogo sulfúrico para a captura de peixes na região nordeste de Taiwan era comum duas ou três décadas atrás, mas a rápida melhoria do equipamento de pesca combinada com o êxodo de jovens das aldeias de pescadores levaram ao declínio de uma tradição que já foi considerada um dos oito atrações imperdíveis em Jinshan.

Abaixo, confira um vídeo compartilhado pelo usuário do YouTube Kenny Chen dos pescadores mostrando seu talento. [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *