Dando asas à informação

Por que os cães andam em círculos antes de deitar?

Antes de deitar, os cães muitas vezes circulam suas camas – ou onde quer que eles escolheram para dar um cochilo. Esse comportamento curioso canino remonta aos tempos pré-históricos, quando os cachorros, literalmente, tinham que fazer suas próprias camas.

Embora os cães domesticados tenham se adaptado a viver com os humanos e apresentem mais facilidade para serem treinados, alguns instintos selvagens de sobrevivência de seus ancestrais ainda permanecem.

“Esse comportamento dos ancestrais do cão era uma forma de construir um ‘ninho seguro’, explica Leslie Irvine, autora de “Se tu me cativas: compreendendo nossa conexão com os animais”.

Camas e travesseiros passaram a ser acessórios de dormir para os cachorros há pouco tempo. Os cães selvagens tinham de pisar com suas patas em capins e arbustos a fim de fazer uma cama confortável para si e para seus filhotes. A maneira mais fácil de preparar a área para dormir era andando em círculos em cima dos materias coletados.

O ritual do círculo também pode ter servido como uma precaução de segurança. “Na natureza, o hábito de andar em círculos revelava o que poderia estar escondido pela grama ou pela neve e expulsaria qualquer ameaça como cobras ou insetos grandes”, explica Irvine, socióloga da Universidade de Colorado, Estados Unidos, especialista no papel dos animais na sociedade.

“A ação de circundar a área – e, portanto, achatá-la – deixa um sinal visível a outros cães que aquele território já tem dono”, conta Irvine. “Mesmo que nossos cães agora dormam em almofadas, o comportamento permanece”. [Life’sLittleMysteries]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *