Dando asas à informação

Qual a melhor posição para dormir?

Sua posição de dormir preferida pode lhe causar problemas, como dores nas costas e no pescoço, problemas estomacais e intestinais, e até mesmo rugas prematuras. Dê uma olhada nessa lista e escolha uma posição que seja a melhor para o seu corpo (a partir do que você pode querer evitar):

A MELHOR POSIÇÃO: De barriga para cima

Boa para: prevenir dores no pescoço e nas costas, reduzir refluxo ácido, minimizar rugas, e manter seios firmes.
Ruim para: quem ronca.
Travesseiro perfeito: um bem fofo. O objetivo é manter a cabeça e o pescoço apoiados (mas sem “levantar” demais a cabeça).

Dormir apoiado nas costas torna mais fácil para sua cabeça, pescoço e coluna vertebral manterem uma posição neutra. Você não força curvas em suas costas. Também é ideal para combater o refluxo ácido, pois se a cabeça está elevada, o estômago estará abaixo de seu esôfago, então ácido ou alimentos não podem “voltar para cima”. Essa posição também ajuda a prevenir rugas, porque nada está “empurrando” seu rosto. E o peso dos seus seios é totalmente suportado, evitando que eles percam firmeza. A desvantagem é que quem dorme nessa posição frequentemente ronca (e de maneira grave).

A SEGUNDA MELHOR POSIÇÃO: De lado

Boa para: prevenir dores no pescoço e nas costas, reduzir refluxo ácido, roncar menos, ter bom sono durante a gravidez.
Ruim para: a pele e os seios.
Travesseiro perfeito: um grande e grosso. Segundo especialistas, é preciso preencher o espaço acima do seu ombro para a cabeça e o pescoço ficarem apoiados em uma posição neutra.

Dormir de lado é ótimo para a saúde global, reduz o ronco e mantém a coluna alongada. Se você sofre de refluxo ácido, esta é a segunda melhor opção para dormir. Porém, pode causar rugas. A culpa disso é que você espreme apenas um lado de seu rosto no travesseiro. A postura também contribui para diminuir a firmeza dos seios, uma vez que as mulheres que dormem assim oscilam para baixo, esticando os ligamentos. Se você estiver grávida, durma do seu lado esquerdo, que é ideal para o fluxo de sangue.

POSIÇÃO NÃO IDEAL: Fetal

Bom para: roncar menos, dormir durante a gravidez.
Ruim para: prevenir dores no pescoço e nas costas, minimizar rugas, manter seios firmes.
Travesseiro perfeito: um gordo. É a mesma da posição de lado, para dar a sua cabeça e pescoço melhores apoios.

Descansar em uma apertada pose fetal não é uma boa ideia. Quando você dorme com os joelhos puxados para o alto e o queixo dobrado em seu peito, pode sentir dores de manhã, especialmente se você tiver artrite ou outra “dor nas juntas”. Esta posição curvada também restringe a respiração diafragmática. Dormir assim todas as noites pode trazer rugas prematuras. Os seios também podem perder firmeza. Para ajudar, se “ajeite” um pouco melhor; tente não dobrar seu corpo em uma curva extrema.

A PIOR POSIÇÃO: De bruços

Boa para: roncar menos.
Ruim para: evitar dor no pescoço e nas costas, minimizar rugas, manter seios firmes.
Travesseiro perfeito: um bem fino ou nenhum.

Dormir sobre o estômago torna difícil manter uma posição neutra com a coluna. Além do mais, a postura coloca pressão nas articulações e nos músculos, que podem irritar os nervos e causar dor, dormência e formigamento. Os especialistas explicam: imagine a dor que você sentiria se mantivesse seu pescoço virado para um só lado durante 15 minutos à luz do dia? Quando você dorme de bruços, sua cabeça fica virada para um lado por horas. Você não vai necessariamente sentir isso no dia seguinte, mas pode começar a ter dor em breve. Agora, se você ronca muito, e não tem dor nas costas ou no pescoço, essa pode ser uma boa posição para você, pois ficar virado para baixo mantém suas vias aéreas superiores mais abertas. [CNN]

3 comentários

  1. Ótima matéria!!

  2. Adorei essa matéria, muito interassante.

  3. Estsa informações são de excelente ajuda,sofro de dor nas costas agora sei como evitar

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *