Dando asas à informação

Quão velha é a terra do seu jardim?

dirt-525

Resposta: muito, muito velha. E preste atenção que estamos falando da “terra”, com t minúsculo.

“Depende do que você entende por terra”, diz Milan Pavich, geólogo e pesquisador do Serviço Geológico dos Estados Unidos. “As mais antigas rochas sedimentares datam de cerca de 3,9 bilhões de anos atrás – elas estão na Groenlândia – e, em algum momento do passado, foram terra. Esse período é muito próximo do tempo em que a Terra se formou”.

Mas essas rochas são apenas a prova de que a terra já existia em nosso planeta naquela época. O material em seu quintal é muito mais fresco.

“A maior parte da terra que você vê hoje se formou nos últimos dois milhões de anos”, explica Pavich.

Cerca de dois milhões de anos atrás, o planeta passou por duas grandes mudanças que levaram à formação de uma nova terra. O resfriamento global e a seca generalizada ampliou os desertos, e as tempestades de poeira redistribuíram a nova terra ao redor do globo. Enquanto isso, as geleiras começaram a se estender a partir de áreas próximas aos polos, transformando rochas, plantas e quaisquer outras coisas em terra, à medida que elas se moviam sobre o continente.

A terra continua sendo produzida o tempo todo, embora em quantidades muito menores. Abaixo da superfície do solo, as rochas constantemente reagem com a água da chuva ou a água subterrânea, lentamente moendo minerais e deixando-os menores.

Ou seja, de certa forma, a terra realmente não é tão velha assim. No entanto, Pavich ressalta que muito do que o Big Bang originou era essencialmente poeira, que então se condensou para formar as estrelas e, mais tarde, os planetas. “Se você pensar sobre isso”, diz ele, “a terra e sua origem são mais velhas do que as estrelas”. [Popsci]

Um comentário

  1. Falando em terra., a terra do meu jardim suspenso na minha cobertura, com algumas plantas, molhando-a constantemente, ela fica velha/esgotada, e é preciso substitui-la ou ela permanece com a mesmas propriedade.

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *