Dando asas à informação

Red Bull 400: a corrida mais difícil do mundo

Red-Bull-400-race2

Mesmo que você não seja um atleta profissional, completar uma corrida de 400 metros não soa como um grande desafio, certo? Mas e se essa distância relativamente curta for o pedaço mais íngreme de uma colina na Europa? Certamente complica um pouco as coisas, não é mesmo?

Um pouco, não; muito.

A corrida extrema foi ideia do ex-velocista Andreas Berger. Depois de ver a colina em Kulm, na Áustria, ele pensou em usar o local como a pista de 400 metros mais extrema do mundo. Berger e sua esposa foram os primeiros a correr até o topo, e decidiram que era difícil, mas possível.

A primeira edição do Red Bull 400 ocorreu em 2011, e desde então centenas de atletas, tanto homens como mulheres, se inscrevem para empurrar seus músculos ao limite “nos 400 metros mais difíceis do mundo”.

Kulm é uma das encostas mais íngremes da Terra, com uma inclinação média de cerca de 45% e um ângulo de subida de 37 graus em suas seções mais difíceis. A diferença de altitude da base até o topo é de 180 metros. Além disso, a grama da parte inferior da pista é muito escorregadia, e calçado especial não é permitido, enquanto a segunda etapa ocorre em concreto liso, forçando os participantes a mudar sua abordagem.

O montanhista e corredor profissional turco Ahmet Arslan ganhou todas as edições masculinas do Red Bull 400 até agora. Esse ano, ele estabeleceu um novo recorde com um tempo de conclusão de 4:57.50. A vencedora feminina, a austríaca Andrea Mayr, cruzou a linha de chegada em 5:34.10.

A Red Bull 400 está rapidamente ganhando popularidade no velho continente, e no ano passado um novo evento foi inaugurado em Planica, num declive de esqui, na Eslovênia.

Pode não ser um evento de corrida como as habituais provas de 400 metros, mas a Red Bull 400 não é, definitivamente, nada fácil. Enquanto qualquer um pode se inscrever para participar das eliminatórias, os 49 participantes que fazem a final geralmente são alpinistas e corredores treinados com músculos “de aço”.[OddityCentral]

Red-Bull-400-race3-550x365

Red-Bull-400-race4

Red-Bull-400-race5

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *