Dando asas à informação

Opinião: Como é revelar fotos via internet no Extra Fotos

revelar fotos internet

Os locais de revelação de fotos estão ficando cada vez mais raros agora que acabou a transição das máquinas fotográficas com filmes para as fotos digitais. Muitas pessoas optam por não revelar mais suas fotos mantendo-as apenas armazenadas digitalmente. Uma opção é revelar fotos pela internet e é aí que entra o ExtraFotos.com.br.

Foi a primeira vez utilizei um serviço de revelação de fotos pela internet e não tive uma excelente experiência com o ExtraFotos.

No site você faz upload das suas fotos digitais obrigatoriamente pelo Internet Explorer (IE) e talvez pelo Firefox (não estou certo deste último). Como uso exclusivamente o Google Chrome eu tive que abrir a carroça do IE e instalar um plugin ActiveX, tecnologia que devia ter sido aposentada faz tempo. É a única maneira de enviar muitas fotos de uma única vez. Parece que o software que foi instalado pelo site no meu computador comprimiu as fotos computador e as enviou em uma qualidade mais baixa, portanto mais leve e rápido do que enviar a foto na qualidade original da câmera. O problema disso é que eu não poderia revelar fotos maiores do que 10x15cm sem perder qualidade na revelação.

Após o upload você pode escolher o tamanho das suas cópias, se quer papel fosco ou brilhante, se prefere borda branca ou não, etc. Não é um processo doloroso, mas a interface poderia ser um pouco mais intuitiva e simples de utilizar.

Uma das minhas preocupações é que o Correio dobrasse o envelope com as fotos na entrega, mas isto não ocorreu. As 60 fotos foram enviadas em um envelope bem compacto impossível de dobrar. Mas não sei como fazem para enviar as cópias maiores como a 20x30cm, já que não pude pedir estes tamanhos, pois a compactação do software do site reduziu demasiadamente a qualidade das fotos. Para o upload das imagens deveriam utilizar a tecnologia Flash que permite o envio de vários arquivos ao mesmo tempo, em qualquer browser, sem perda da qualidade e sem ter que enviar uma foto por vez. É claro que o tamanho de cada foto poderia levar o upload demorar muito dependendo da velocidade da conexão, neste caso.

A qualidade da revelação também deixou a desejar. Uma foto veio com alguns riscos dourados, o que a inutilizou completamente, mas até aí tudo bem, pois foi apenas uma. Mas muitas outras tinham uma leve marca horizontal bem no meio da foto, como uma impressora jato de tinta com cartucho remanufaturado. Nas fotos com mais cores fortes isso não fica muito aparente, mas muitas das fotos com fundos claros ficaram com a marca bem aparente.

Se não fossem tantos pontos negativos eu passaria a utilizar apenas o Extra Fotos para revelar fotos pela internet. Já que o fato do envio ter sido bem feito e o processo ser relativamente fácil são aspectos positivos. Mas a qualidade nas fotos reveladas e poder revelar fotos maiores são pontos fundamentais que o serviço ainda tem vir a oferecer.

Pontos positivos:

  • Preço: R$ 20 para revelar 50 fotos.
  • Pacote bem feito: as fotos chegaram incólumes.
  • Procedimento relativamente simples no site.

Pontos negativos:

  • Obriga usar IE ou Firefox para enviar fotos em quantidade de uma única vez
  • As fotos chegam lá com qualidade baixa e podem ser reveladas apenas nos formatos menores
  • Um pouco demorado. Levaram nove dias corridos para eu receber as fotos. Mas eles pedem até 8 dias úteis, o que pode dar até 10 dias corridos. Se houver feriado no meio pode levar mais tempo.
  • A usabilidade do site pode melhorar, pois usuários iniciantes de internet podem ser confundir.

2 comentários

  1. Serviço muito interessante, reformulando-se os pontos negativos, vai ficar ótimo e todos poderão usar com facilidade.

  2. Faz 2 dias que recebi 77 fotos via internet pela saraiva.com e gostei do resultado. Revelei em 2 tamanhos

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *