Dando asas à informação

Sem-teto russo ganha fama quando resolve virar um videoblogger em busca de dinheiro

Zhenya-Yakut-550x317

Um homem sem-teto de Moscou, na Rússia, conseguiu angariar um exército de seguidores online desde que começou a gravar vídeos para postar no YouTube, em maio. Sua ideia é “mostrar a Moscou que você ainda não viu”.

Ele teve a ideia quando foi na estação ferroviária para se aquecer e viu um programa na TV com blogueiros falando sobre o seu trabalho e como ganham dinheiro assim. “Quero mostrar às pessoas que há outra maneira de viver, não só glamour”, Yakut diz. Ele também espera fazer algum dinheiro através de publicidade online.

Muitas das filmagens ficaram virais na Rússia, e seu canal na plataforma, sob o nome de “Zhenya Yakut”, agora tem mais de 35.000 assinantes. Seus vídeos mais vistos têm quase meio milhão de hits, e ele tem mais de 3.000 seguidores no Instagram.

Yakut, 43, diz que tem sido sem-teto há cinco anos. Através de seus vídeos, ele tenta dar às pessoas uma visão sobre a vida como um morador de rua na capital russa, incluindo “onde comer de graça, dormir, lavar-se, para onde ir, o que ver”.

Ganhando dinheiro online

Seus vídeos começam com um passeio no seu local de dormir, em um bueiro, na passagem subterrânea de uma tubulação de calefação, em uma câmara que ele compartilha com um estranho. “Como você pode ver, eu tenho tudo aqui: um kit de primeiros socorros, uma agulha e linha, e um rádio”, diz ele. Quando o rádio não funciona, ele acrescenta: “Sem pilha. Não é um grande problema”.

Yakut tenta tornar seus vídeos interessantes e interativos. No final do primeiro, ele deu a seus espectadores um desafio – encontrar uma nota de 10 que ele tinha guardado, colocado em uma garrafa de plástico e jogado em um tubo de drenagem em algum lugar da cidade.

Zhenya-Yakut2-550x302

Até agora, Yakut vendeu livros descartados a sebos para ganhar algum dinheiro, mas ele espera ser capaz de viver de sua renda online em breve. “Me disseram que era possível fazer um monte de dinheiro através de um blog”, disse ele a repórteres.

Para aumentar suas chances de um “salário”, o sem-teto também criou uma página no site de redes sociais VKontakte da Rússia, onde ele escreve sobre o “lado obscuro de uma metrópole brilhante”. “Cada assinante e cada clique em um anúncio me ajuda a chegar mais perto de uma vida normal”, acrescentou.

Dúvidas

Os vídeos de Yakut são filmados por um homem chamado Andrei Voodoo, que também os carrega no YouTube em seu nome.

Não se sabe muito sobre como eles conseguiram o equipamento necessário para os vídeos. Alguns comentadores suspeitam que Yakut esteja posando como um homem sem-teto, mas ele insiste que sua história é verdadeira.

Apesar de parecer “limpo demais”, ele informa que isso é porque mantém um código de vestimenta para que possa ter acesso a banheiros públicos e restaurantes de fast food. [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *