Dando asas à informação

Suba 11.674 degraus na maior corrida de escada do mundo

Niesenlauf-race2-550x366

Como se correr competitivamente já não fosse nada fácil, existe uma prova anual que faz seus participantes subirem pela mais longa escada do mundo, localizada no Monte Niesen, na Suíça.

Com 3,4 quilômetros, a escada percorre o lado da montanha com 11.674 degraus que vão desde uma altitude de 700 metros na parte inferior (do lado do rio Kander em Mülenen) a 2.363 metros na parte superior (no terminal perto do cume da montanha). Sua inclinação média é de monumentais 55%, com um máximo de 65%.

Por razões de segurança, a escada é normalmente fechada ao público em geral. Um dia por ano, no entanto, em junho, ela fica aberta para a corrida mais longa de escada única do mundo – a “Niesen Treppenlauf”, também conhecida como “Niesenlauf”.

Niesenlauf-race-550x359

Durante o curso desta corrida, até 500 participantes sobem a escada monstruosa em velocidades surpreendentes. O recorde para o evento é de 1 hora e 2 minutos para os homens, e 1 hora e 9 minutos para mulheres – o que é realmente notável, considerando que alcançar o topo é o equivalente a escalar o Empire State Building mais de 7 vezes.

A corrida hercúlea, obviamente, não é para os fracos, de modo que sua popularidade é admirável. É preciso se inscrever com quase um ano de antecedência a fim de garantir um lugar na competição. Às vezes, mesmo assim é possível ficar de fora. A corrida do ano passado, por exemplo, foi cancelada devido à neve.

Felizmente, você não precisa soprar e bufar o seu caminho através da corrida para alcançar o topo espetacular da montanha. Em vez disso, você pode optar por subir o trecho no trem Niesen, que corre paralelo à escada, até os flancos íngremes do monte suíço.

O passeio de 28 minutos, inaugurado em 2010, oferece uma vista deslumbrante das florestas luxuriantes e pastagens alpinas, com ocasionais manadas de vacas e neve brilhando no horizonte. Também passa por vários túneis e em algumas seções elevadas.

Há ainda uma pista de caminhada para uso público, com vários ziguezagues ao longo do caminho para compensar a inclinação da montanha. E aí, você encararia? [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *