Dando asas à informação

Tigre vira melhor amigo de bode que lhe foi oferecido como alimento

Timur-and-Amur

A vida é engraçada, para se dizer o mínimo. Um tigre siberiano tem surpreendido a equipe do zoológico onde vive, o Primorsky Safari Park, perto de Vladivostok, na Rússia, após fazer amizade com um bode que tinha sido oferecido a ele como alimento vivo.

Isso aconteceu meses atrás. Todos pensavam que a amizade não duraria muito tempo, mas os dois ainda são inseparáveis.

Até o final de novembro de 2015, Amur, o tigre de três anos de idade e um dos últimos remanescentes siberianos, nunca tinha mostrado qualquer sinal de compaixão para com qualquer alimento vivo que lhe era oferecido duas vezes por semana. Ele geralmente atacava coelhos e bodes assustados, matando os animais com um golpe rápido de sua pata.

Mas algo diferente aconteceu em novembro. Aparentemente, esse bode não demonstrou nenhum medo de tigres, de modo que não correu com a visão de Amur. Ficou parado diante do felino gigante, o que certamente o confundiu.

“O tigre estava confuso e desistiu”, explicou Dmitry Mezentsev, chefe do parque. “Aconteceu uma vez antes, outro bode resistiu e o tigre decidiu não comê-lo, mas logo que o animal mostrou fraqueza, seu predador o matou. A situação agora é diferente”.

Timur-and-Amur2

O bode, chamado de Timur em homenagem ao grande guerreiro mongol Timur Lenk, começou a ficar próximo de seu novo companheiro, que não pareceu se importar muito. Para a surpresa de todos, eles se tornaram amigos íntimos, caminhando juntos e até mesmo brincando de esconde-esconde.

A relação incomum levou a todos os tipos de reações, tanto de especialistas em animais quanto de visitantes do jardim zoológico. Vladimir Krever do WWF-Rússia, coordenador de biodiversidade, pensou que a amizade não duraria muito tempo. “A amizade entre o tigre e o bode será de curta duração”, disse, apenas uma semana após o encontro. “Vai durar apenas até o tigre fica com fome”.

Algumas pessoas tiveram dó do bode e criaram uma petição para separar os dois animais, antes que o mais fraco acabasse morto.

Mas a dupla parece genuinamente comprometida com a sua amizade única. Já se passou mais de um mês e meio desde que eles se conheceram e estão mais próximos do que nunca.

Timur tomou tal gosto por seu novo melhor amigo que às vezes se recusa a deixar o seu lado até para comer. Uma noite, quando Amur teve de ser transferido para um recinto separado, o bode se recusou a ser mudado de sua nova casa, preferindo dormir lá até o tigre voltar.

“Timur não deixou seu lugar na cova do tigre, nem para comer. Somente na parte da manhã, quando o tigre voltou, ele se alimentou”, conta Mezentsev. “É um paradoxo – ele se sente mais seguro ao lado do tigre”.

E Amur leva o seu papel de protetor muito a sério. De acordo com funcionários do Primorsky Safari Park, o tigre uma vez sibilou para um empregado que o alimenta para alertá-lo a ficar longe do bode. Antes disso, ele nunca havia mostrado qualquer agressão para com o pessoal.

Timur-and-Amur3

O bode valente aparentemente fica nervoso sempre que perde Amur de vista. O tigre também não faz nada sozinho, como costumava, e em vez disso sempre espera seu amigo para acompanhá-lo. Este novo relacionamento parece ter tido um efeito positivo sobre Amur. Antes, ele rugia de frustração dia e noite, mas agora parece calmo e relaxado.

Assim, o Primorsky Safari Park decidiu não separá-los. “As outras cabras são covardes e seu destino é ser comidas, mas Timur ganhou o direito de viver com um tigre, e vai ficar lá por causa disso. Não temos medo pela vida do bode – se Amur quisesse comê-lo, teria feito isso há muito tempo”, afirma Mezentsev.

Em vez disso, o safári planeja instalar 16 câmeras e transformar essa amizade improvável em um reality show. Isso também irá permitir aos interessados pela vida de Timur ver por si mesmos que o bicho não está em perigo e realmente gosta de viver com um tigre siberiano adulto. [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *