Dando asas à informação

TomTato: conheça a planta que cresce tomates acima do solo e batatas abaixo

tomtato-plant3-550x420

Uma planta extraordinária que produz ao mesmo tempo tomates e batatas foi desenvolvida no Reino Unido.

Apenas uma muda pode crescer mais de 500 tomates-cereja acima do solo, e uma colheita decente de batatas abaixo. Chamada de “TomTato” (das palavras em inglês para tomate e batata, “tomato” e “potato”), a planta é 100% natural, e não geneticamente modificada.

A TomTato foi desenvolvida através de alta tecnologia de enxerto da Thompson e Morgan, uma empresa de horticultura com base na cidade de Ipswich, em Suffolk, na Inglaterra. Embora plantas semelhantes tenham sido criadas no Reino Unido antes, esta é a primeira vez que alguém conseguiu produzir uma versão comercialmente viável.

O diretor da empresa, Paul Hansord, disse que a TomTato é resultado de uma década de trabalho duro. Ele teve a ideia da planta há 15 anos, quando visitou um jardim nos EUA onde alguém tinha plantado uma batata sob um tomate como uma brincadeira. Foi quando ele percebeu que os dois poderiam ser enxertados juntos, porque pertencem à mesma família. Ele tem trabalhado na Tomtato desde então, e parece ter finalmente aperfeiçoado a técnica para crescer as plantas juntas, saudáveis e com gosto bom.

tomtato-plant2

“Tem sido muito difícil de conseguir isso, porque a haste do tomate e da batata tem que ser da mesma espessura do enxerto para funcionar”, disse. Mas depois de muita tentativa e erro, e com a ajuda de especialistas, Hansord conseguiu desenvolver um método de produção do tamanho certo.

Cada planta é checada para vírus e cultivada separadamente em gel e, em seguida, em composto. Quando crescem um pouco, as hastes são cortadas com um ângulo idêntico e enxertadas uma à outra. A extremidade inferior da planta de batata e a superior da planta de tomate são coladas juntas, até que uma junção natural se forme.

“Cada planta TomTato é especialmente enxertada à mão para criar esta característica única de colheita dupla. Não há nenhuma modificação genética – é um processo totalmente natural e seguro”, acrescentou Hansord.

O enxerto começa em um laboratório especializado na Holanda, e as plantas são então enviadas para o Reino Unido, onde são cultivadas em estufas até ficarem grandes o suficiente para ser vendidas.

tomtato-plant

“O TomTato foi testado por vários anos e o resultado final é muito superior a qualquer coisa que eu poderia ter esperado. Os tomates têm um sabor muito melhor e mais doce que o de lojas, e as batatas produzem uma boa cultura saudável para o final da temporada”, conclui.

No momento em que os tomates estão maduros para a colheita, as batatas podem ser desenterradas também. Ambas as extremidades da planta foram testadas para alfa-solanina – um veneno que pode afetá-las – e certificadas como seguras.

A TomTato está disponível para compra em todo Reino Unido por cerca de £ 14,99 (R$ 63) por uma planta de 9 centímetros. É ideal para pessoas que não têm muito espaço em seus jardins para crescer uma grande variedade de plantas, e pode ser cultivada no interior ou no exterior. [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *