Dando asas à informação

Três noruegueses visitam 19 países em 24 horas, quebrando novo recorde mundial

travel-world-record-550x309

No mês passado, três amigos da Noruega estabeleceram um novo recorde mundial para “mais países visitados em um único dia”.

Eles passaram por 19 nações por toda a Europa em apenas 24 horas, batendo o recorde mundial anterior de 17 países, estabelecido em 2012. Ao longo da viagem, eles tinham que seguir apenas três regras simples: estar em pé, fisicamente, em cada país; completar as visitas dentro de qualquer período consecutivo de 24 horas; e fornecer provas visuais da conquista.

Os três viajantes – Gunnar Garfors, 39, Tay-young Pak, 42, e Øystein Djupvik, 40 – começaram a viagem na Grécia à meia noite de 22 de setembro. De lá, fizeram seu caminho até Bulgária, Macedônia, Kosovo, Sérvia, Croácia, Bósnia, Eslovênia, Áustria, Hungria, Eslováquia, República Checa, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça e finalmente fizeram sua parada final em Liechtenstein, pouco antes de completar 24 horas.

travel-world-record2-550x380

Condições climáticas adversas impediram o grupo de chegar ao 20º país planejado, Itália, mas isso não os incomodou.

“Foi uma viagem fantástica. Agora precisamos comemorar por 24 horas também”, disse Garfors. “Quebramos o antigo recorde com dois países, e estamos extremamente felizes com nós mesmos”.

O principal patrocinador do trio foi a empresa Comeon, de jogos de azar e apostas.

O recorde

A viagem exigiu um extenso planejamento. Os três fizeram uso de veículos para completar a maior parte do percurso, e pegaram apenas dois voos comerciais – de Macedônia à Sérvia e da Áustria à Alemanha.

Djupvik era o motorista, Garfors o guia e Tay o responsável pela comida. Eles não tinham muito tempo para parar e comer, então se alimentavam em movimento e iam ao banheiro durante os intervalos para abastecer o carro. Eles ainda utilizaram uma garrafa para fazer xixi, quando não havia tempo para fazer uma pausa.

Durante toda a viagem, eles documentaram seu progresso e experiências usando a hashtag #recordrun.

travel-world-record3-550x366

Esta não é a primeira vez que Garfors, Pak e Djupvik tentam quebrar o recorde mundial. Eles já haviam perdido uma chance em maio, quando só conseguiram empatar com os recordistas anteriores. “Eu não gosto de compartilhar. Não recordes mundiais, pelo menos”, escreveu Garfors em seu blog pessoal, pouco antes de sua segunda tentativa. “O trajeto é novo, tivemos que colocar ainda mais planejamento no projeto, e temos a experiência. A experiência do fracasso”.

Sorte para eles, tudo correu conforme o planejado desta vez. “Além de algum mau tempo na Suíça e uns problemas com um carro alugado na Grécia, tudo foi bem”, explicou Garfors.

Eles ainda passaram por apuros quando o fotógrafo da equipe, John Bjarne Lium, quase foi preso na fronteira Grécia-Bulgária. Os guardas não gostaram de ser fotografados, mas o trio conseguiu explicar a situação.

Por fim, também tiveram um momento dramático em Kosovo: a fila de passagem pela fronteira estava tão longa que eles tiveram que abandonar seu carro e correr para dentro do país, apenas para ser capaz de adicioná-lo à sua lista.

Os três malucos agora planejam lançar um documentário sobre sua aventura única. Confira uma pré-visualização: [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *