Dando asas à informação

Última moda fitness na Austrália: correr de quatro

crunning4

Se você já cansou de correr à moda antiga, pode tentar “crunning”, uma nova mania fitness que nasceu na Austrália. O “exercício” é um cruzamento entre rastejar (crawling) e correr (running). É isso mesmo: envolve se movimentar o mais rápido possível de quatro.

O treino bizarro foi inventado pelo entusiasta fitness australiano Shaun McCarthy. Não temos certeza do que o levou a começar a correr de quatro, mas ele parece convencido de que isso vai revolucionar a atividade física tal como a conhecemos.

De Melbourne, Shaun tem postado vídeos de suas corridas no Facebook e parece ter inspirado outras pessoas a tentar o mesmo. Ele tem ganhado bastante atenção online e afirma que há agora um movimento de crunning em crescimento no país oceânico.

crunning3

Mas será que essa é uma atividade melhor do que correr? Shaun jura que sim. Ele diz que crunning é um treino mais completo porque inclui a parte superior do corpo também, e ainda queima mais calorias.

Alguns especialistas em educação física acreditam que há uma verdade por trás disso. De acordo com Kim Baylor, personal trainer, “qualquer exercício que envolva movimentos de corpo inteiro dá a oportunidade de desenvolver muita força”.

No entanto, outros acham que é apenas uma moda passageira e pode até ser perigosa se feita incorretamente.

“Fisiologicamente, seres humanos não foram construídos para se mover de forma quadrúpede como macacos”, disse o treinador Kevin Dean. “Porque nós somos bípedes/eretos, nossos pulsos têm estruturas diferentes do que nossos tornozelos (enquanto que um animal quadrúpede teria quatro estruturas aproximadamente iguais)”.

Ele acha que o crunning pode levar a narizes quebrados, pulsos machucados, lesões repetitivas e problemas no ombro.

crunning

Caso você resolva tentar, Shaun sugere o uso de luvas para evitar danos às mãos. Ele também pede que as pessoas comecem devagar, para não machucar o pescoço ou as costas. [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *