Dando asas à informação

Um bairro inteiro na Turquia aprende língua de sinais para surpreender seu vizinho surdo

town-learns-sign-language-deaf-muharrem-samsung-video-call-center-9

Muharrem, um surdo que vive em Istambul, na Turquia, ficou muito surpreso quando, numa manhã qualquer, todas as pessoas nas quais ele esbarrou em seu bairro responderam-lhe com língua de sinais.

A ideia foi organizada por uma equipe da Samsung em conjunto com a agência de publicidade Leo Burnett. Eles passaram um mês colocando câmaras secretas por todo o bairro de Muharrem e ensinando as pessoas locais a se comunicarem através da linguagem de sinais.

No dia marcado, Muharrem saiu para uma caminhada com sua irmã Ozlem, que já estava a par da surpresa, e se mostrou confuso ao encontrar tantas pessoas que podiam falar com ele, em um mundo onde a linguagem de sinais não é comum.

O anúncio foi projetado para aumentar a conscientização sobre o novo centro de atendimento para surdos e pessoas com deficiência em audição da Samsung. E, com certeza, também tem uma sensibilidade que nos faz acreditar em um mundo melhor.

Vejo o vídeo (em inglês):

Em resumo, as imagens mostram a preparação do pessoal do bairro, seguidas das imagens do dia em que Muharrem foi finalmente surpreendido.

As pessoas começam falando bom dia e, conforme o tempo passa, as interações com o rapaz vão ficando mais complexas – o padeiro oferece produtos em língua de sinais, Muharrem ajuda uma pessoa que em seguida lhe oferece uma maçã em língua de sinais, e até o taxista conversa com o turco através de gestos.

Muharrem começa a suspeitar que há algo de “errado”, e o vídeo fecha com uma funcionária da Samsung explicando sobre o novo call center da empresa, e revelando a surpresa – todos do bairro estão agora reunidos em uma praça demonstrando que podem se comunicar com Muharrem. [BoredPanda]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *