Dando asas à informação

Viracopos se tornará maior aeroporto da América Latina até 2017

Em um projeto de R$ 8,4 bilhões, Viracopos se transformará no maior aeroporto da América Latina até 2017, atendendo a um fluxo de 80 milhões de passageiros por ano e sendo o primeiro no Brasil a fazer pousos e decolagens simultaneamente em duas pistas.

Segundo a concessionária Aeroporto Brasil Viracopos, até maio de 2014 a primeira parte das obras será concluída, com a adição de um novo terminal com capacidade para o transporte de 14 milhões de passageiros.
Esse terminal será sustentável, com um telhado de placas fotovoltaicas para geração de energia solar e captação de água da chuva para o ar-condicionado.

Até o final do projeto, as áreas de embarque serão ampliadas em 142% (de 2.396 m² para 5.814 m²), e conexão com mezanino, conector para uso adicional de embarque e terminal remoto para aeronaves com motor turboélice serão adicionados.

A concessionária também informou que planeja ter um free shop funcionando em Campinas em dois meses. Uma restrição imposta pela Receita Federal no processo de licitação é que está travando o início da operação, mas a área deve estar pronta em 14 de novembro, conforme previsão. O free shop deve atrair mais empresas aéreas internacionais para Viracopos, antes mesmo da Copa de 2014.

Além disso, um edifício garagem ligado ao novo terminal por uma ponte, e mais restaurantes, lojas de aluguel de carros, escritórios de órgãos públicos, escritórios comerciais, banheiros e até um hotel estão previstos.

Mudanças no volume de pistas no km 66 da rodovia Santos Dumont devem acontecer, e a possibilidade de mudanças no sistema viário e instalação de novas linhas ferroviárias de trem metropolitano também está sendo estudada.[G1, Terra, Estadao]



Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *