Dando asas à informação

Cuidado com o vírus da Hepatite A neste verão

virus hepatite a

É no verão que os casos de hepatite A aumentam, justamente por conta daqueles costumes corriqueiros, típicos dos dias de férias da estação. Assim, fazer refeições fora de casa são hábitos que podem se tornar perigosos se não forem observadas as condições de higiene – principalmente em quiosques e bares. Da mesma forma, o banho de mar em praias consideradas inadequadas e sem saneamento básico também pode deixar as pessoas mais expostas à contaminação. Por isso cuidados redobrados com a higiene são fundamentais para a prevenção da doença, que afeta diretamente o fígado.

A infectologista Viviane Carvalho, do Hospital Milton Muricy, explica que a hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus HVA. “O vírus é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa para outra por meio de alimentos ou água contaminada”, esclarece. Outras fontes de contaminação da doença podem ser vegetais crus, verduras e frutos do mar mal cozidos.

As principais vítimas são as crianças, mas a doença também atinge uma grande parte dos adolescentes em virtude dos hábitos de higiene não serem seguidos rigorosamente. A pediatra Maria Teresa Taques aconselha que é importante estimular os filhos a lavar as mãos com água e sabão e fazer consumo de água filtrada.

A vacina contra a hepatite A (não disponibilizada na rede pública) é injetável e considerada bastante segura. Pode ser tomada a partir dos seis meses de idade. Adultos e adolescentes que não foram vacinados na infância podem ser vacinados sem nenhum problema.

[Paraná Online]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *